Hortaliça hidropônica é aquela produzida em um sistema de cultivo chamado hidroponia. Nesse sistema as plantas são cultivadas em substrato ou solução nutritiva e não no solo. A solução nutritiva não é água pura; ela contém todos os nutrientes essenciais para as plantas: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, boro, manganês, cobre, zinco e molibdênio.
A hidroponia raramente é feita a céu aberto. Normalmente o cultivo é feito dentro de estufas de plástico, estruturas menores chamadas túneis altos e túneis baixos ou mesmo em edifícios fechados com iluminação artificial.
Fotos: Milza M. Lana
As hortaliças cultivadas no sistema hidropônico sofrem menos estresses do ambiente causados por ventos, chuvas, insolação e organismos indesejados. Quando o cultivo é conduzido corretamente, com nutrição e irrigação balanceadas e bom controle da temperatura e da umidade do ambiente onde as plantas se encontram, estas crescem vigorosas e estão menos sujeitas a pragas e doenças. Neste caso, o produtor pode diminuir a quantidade de pulverizações de agrotóxicos, comparativamente ao cultivo convencional em solo.
A adubação equilibrada resulta em plantas com teor de sais minerais adequados.
A redução dos estresses também resulta em plantas mais bonitas visualmente, sem manchas e danos causados por vento e por insetos.
O sabor e o cheiro das hortaliças produzidas em cultivo hidropônico podem ser menos acentuados do que os das hortaliças cultivadas a céu aberto. Esta diferença é particularmente sentida nas hortaliças de sabor mais picante, como a rúcula e o agrião. Já algumas folhosas, como a alface, podem apresentar folhas mais tenras e menos amargas, comparativamente ao produto cultivado em solo.
A ausência de estresses na hidroponia também pode resultar em plantas com teor de algumas vitaminas mais baixo do que em plantas cultivadas a céu aberto. Isto ocorre com a Vitamina C, um composto de defesa da planta. Por sua vez, os teores de sais minerais em hortaliças hidropônicas são iguais ou superiores aos de plantas cultivadas em campo aberto.
A hidroponia, assim como o cultivo convencional em solo e o orgânico, pode ser conduzida corretamente ou em desequilíbrio. Assim sendo, a hidroponia por si só não é garantia de qualidade.
A má condução da cultura em hidroponia pode resultar nos mesmos problemas que ocorrem em outros sistemas de cultivo malconduzidos. Por exemplo:
o uso exclusivo de nitratos associado ao excesso de sombreamento das plantas ou a temperaturas baixas pode levar a teores mais altos de nitrato nas plantas, embora isto não seja comum em condições tropicais;
a nutrição desbalanceada, com baixo teor de minerais como zinco e ferro, pode resultar em hortaliças com menor valor nutricional;
a contaminação da água por microrganismos patogênicos pode levar à contaminação da hortaliça cultivada;
o uso inadequado de agrotóxicos, quando, por exemplo, não se respeita o período de carência ou quando se usa um agrotóxico não autorizado para a hortaliça cultivada, pode resultar na presença de resíduos no produto que venha a ser colhido.
Hortaliças hidropônicas são identificadas na embalagem como hidropônicas.
Quando colhidas inteiras, como a alface, as hortaliças hidropônicas sempre são vendidas com as raízes, enquanto a mesma hortaliça obtida de cultivo em solo é geralmente vendida sem as raízes. No caso de hortaliças como tomate e pepino, só é possível diferenciar se os frutos foram obtidos de cultivos hidropônicos se houver identificação na embalagem. Nesse caso, não é possível reconhecer uma hortaliça hidropônica apenas pela aparência geral.
Foto: Milza Moreira Lana
Algumas hortaliças folhosas, como agrião, rúcula, salsa e coentro, também podem ser vendidas com raízes mesmo quando se originam de cultivo em solo. Para distinguir a convencional cultivada em solo da hidropônica, considere os seguintes aspectos:
as raízes de hortaliças hidropônicas não devem de forma alguma conter resíduos de solo, mas podem estar envolvidas pelo substrato onde a raiz cresceu. A areia lavada é um dos substratos usados;
as raízes de hortaliças hidropônicas são mais uniformes, apresentando uma cabelereira de raízes finas;
as raízes de hortaliças cultivadas em solo são mais desuniformes, apresentando diferentes formatos e espessura, e podem conter resíduos de solo aderidos.
Foto: Milza Moreira Lana
A hidroponia por si só não é uma garantia de qualidade, mas uma indicação do sistema de cultivo. Para saber se a hortaliça disponível no mercado atende as normas de qualidade, garantindo o consumo de um alimento seguro, informe-se junto ao mercado sobre a origem do produto e verifique se ele apresenta algum selo de certificação de qualidade.
As hortaliças hidropônicas devem ser armazenadas da mesma maneira que as hortaliças convencionais. Em geladeira, mantenha a hortaliça em saco de plástico próprio para alimentos ou vasilha tampada de vidro ou de plástico. Hortaliças comercializadas com raízes devem ser mantidas com as raízes em geladeira até o consumo. Umedeça as raízes para aumentar a durabilidade das hortaliças.
Manuseie as hortaliças folhosas com cuidado durante a compra e o transporte. O produto hidropônico é muito sensível ao manuseio e apodrece rapidamente nas partes machucadas.